Treinamento de ergonomia (ritmo de trabalho) do Ministério Público
- Observatório Frigoríficos
- 17 de nov.
- 1 min de leitura

Foto Lisiane Kerbes, assessora SITRACARNES.
17 de novembro de 2025.
O Ministério Público do Trabalho (MPT) está oferecendo treinamentos para sindicatos com o objetivo de avaliar o ritmo de trabalho em frigoríficos. Já foram vários sindicatos de estados como Paraná e Mato Grosso do Sul que já participaram deste evento. Este trabalho é resultado de Termo de Ajustamento de Condutas (TAC) com as maiores empresas de processamento de carnes do Brasil.
O treinamento inclui apresentar aos trabalhadores o que é o método OCRA, descrevendo quais são os limites de movimentos repetitivos para que se possam ter um ambiente de trabalho seguro e saudável, evitando novos casos de LER/DORT. Após a formação, os participantes devem estar aptos a verificar, de modo geral, se o trabalho está acelerado para além dos limites humanos, com risco real para o adoecimento de quem executa essas funções.
O grupo de treinamento de hoje em Florianópolis contou com cerca de 20 pessoas, com trabalhadores e dirigentes sindicais do Sindicato de Trabalhadores da Carne de Chapecó, o SITRACARNES. A doutora em ergonomia Adriana Tirloni é a instrutora técnica responsável por ministrar o minicurso.
O ObAgro participou também da atividade, em especial, para verificar o modelo do curso, para poder ampliar a reprodução deste tipo de formação em outros estados.






Comentários