Sindicato planeja pesquisa sobre insalubridade e assédio moral
- Observatório Frigoríficos
- há 15 minutos
- 1 min de leitura

Foto: Reunião de diretoria. Autor: Anderson Zanelato.
12 de dezembro de 2025.
A sede do Sindicato dos Trabalhadores da Alimentação de Arapongas e Rolândia (STIAAR) foi palco de um momento de formação na área de saúde do trabalhador, envolvendo a diretoria sindical.
Conforme o presidente do STIAAR, Anderson Zanelato, foi muito importante esclarecer a questão da insalubridade, pois a diretoria sindical está avaliando em como organizar processos judiciais que possam comprovar a exposição a agentes insalubres, para que os trabalhadores de muitas empresas possam ganhar o adicional de insalubridade no seu salário mensal. O assédio moral também foi um tema debatido, dado a importância que vem ganhando na base do STIAAR.
Para enfrentar essa situação, a diretoria sindical decidiu que vai organizar a aplicação de uma pesquisa sobre estes dois temas, a insalubridade e o assédio moral. Os resultados serão utilizados tanto para fortalecer a negociação entre sindicato e empresa, como também, como modo de fortalecer um eventual processo judicial sobre essas questões, em especial, sobre a insalubridade.
O ObAgro se fez presente, contribuindo com o processo de educação sindical.






Comentários