Ministra das mulheres receberá projeto de proteção a gestantes de frigoríficos
- Observatório Frigoríficos
- há 3 minutos
- 1 min de leitura

24 de novembro de 2025.
Está agendado para dia 13 de dezembro, em Londrina, uma encontro das lideranças sindicais e autoridades com a ministra das mulheres, Márcia Lopes. A ideia do encontro é apresentar à ministra o projeto "Gestantes de Frigoríficos" (GFrigo).
Coordenado pelo ObAgro, o GFrigo tem dois eixos básicos, um assistencial, que deverá oferecer apoio tanto as gestantes (teleconsulta ou através de informações via WhatsApp), como suporte técnico a obstetras que fazem o pré-natal de trabalhadoras de frigoríficos, seja em consultórios ou no SUS. O outro eixo se dará com a organização de um grupo de pesquisa, que já vem começou a se reunir, com pesquisadores da UFSC, FIOCRUZ, UFG e Instituto Walter Leser / FESPSP, para pesquisar a causalidade / fatores de risco, uma vez que já existem dados que mostram que gestantes de frigoríficos tem um maior número de problemas de gestação quando comparadas a média das gestantes trabalhadoras, mas não se sabem exatamente todas as causas. Ao final, as pesquisas também deverão propor protocolos de abordagem de gestantes que poderá ser aplicados na proteção trabalhadoras de todos os ramos econômicos.
Com um custo inicial proposto de cerca de 2 milhões de reais, o ObAgro vem ampliando suas parcerias, buscando o apoio financeiro que pode vir de valores de ajuste de conduta (TAC) via MPT, agências de apoio e fomento a pesquisa e extensão, órgãos públicos, ou mesmo empresas, desde eticamente comprometidas.






Comentários