Em 25/09/2025: debate sobre a criação do Comitê de Trabalhadores da Carne do Brasil.
- Observatório Frigoríficos
- 15 de set.
- 2 min de leitura
Atualizado: 16 de set.

15 de setembro de 2025.
Muito sindicatos tem relatado a Rel-UITA (Regional Latino Americana da União Internacional de Trabalhadores da Alimentação) problemas de negociações com as grandes empresas de processamento da carne.
JBS, BRF / Marfrig, Minerva, Aurora, além de frigoríficos médios, tem sido temas de debates sindical, em especial, sobre a dificuldade que estas empresas tem trazido a mesa de negociação em algumas oportunidades. O ObAgro tem acompanhado muitas destas dificuldades, em especial, na área de saúde do trabalhador e meio ambiente.
Assim, as duas confederações nacionais (CNTA e CONTAC) com o apoio da UITA, irão discutir a fundação de um Comitê Nacional de Trabalhadores da Carne. Conforme Josimar Cecchin, presidente da CONTAC-CUT, esta é uma grande oportunidade para fortalecer a luta dos trabalhadores brasileiros. Artur Bueno, presidente da CNTA, lembra que as lutas unificadas são muito mais potentes para garantir direitos aos trabalhadores.
O Secretário Regional da UITA, Gerardo Iglesias, lembra que a UITA apoia as iniciativas que vem para organizar melhor a classe trabalhadora, e que esta é uma proposta que estará sendo acompanhada pela UITA em Genebra, pensando que podemos organizar algo do tipo a nível mundial.
A seguir, as informações da reunião, que será no dia 25 de setembro, no período da manhã (a tarde teremos a audiência pública sobre Frigoríficos na Assembleia Legislativa de SC).
Reunião de organização da Criação do Comitê Nacional de Trabalhadores da Carne.
Data: 25 de setembro de 2025 (quinta-feira) Horário: 9 horas
- Local: Florianópolis (verificar o local com CNTA, CONTAC e UITA).
Programação:
9 h - Abertura
9 h 30 min – Filiações de novos sindicatos na UITA
10 h – Como criar o Comitê Nacional de Trabalhadores de Frigoríficos, composição e sua infraestrutura e ações que podem ser desenvolvidas.
- Ações possíveis segundo cada multinacional / grupo empresarial específico (JBS, BRF / Marfrig, Minerva, Aurora, Frigoríficos Médios).
11 hs 30 min – Encaminhamentos
12 hs – Encerramento
(a partir das 14 horas, haverá audiência pública sobre o trabalho em frigoríficos na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, convocada pelo deputado Rodrigo Minotto)
Comentários