top of page
Buscar

Criado o ComitĂȘ Brasileiro de Trabalhadores e Trabalhadoras da Carne

  • Foto do escritor: ObservatĂłrio FrigorĂ­ficos
    ObservatĂłrio FrigorĂ­ficos
  • 1 de out. de 2025
  • 1 min de leitura

Foto: Jaqueline Leite (UITA)


01 de outubro de 2025.


     A cidade de FlorianĂłpolis foi palco do encontro que criou o ComitĂȘ Brasileiro de Trabalhadores e Trabalhadoras da Carne, no Ășltimo dia 25 de agosto. Agora, os trabalhadores da JBS, BRF, Minerva, Marfrig, Aurora e outros frigorĂ­ficos poderĂŁo contar com mais um mecanismo sindical para sua proteção: o ComitĂȘ Brasileiro de Trabalhadores da Carne.

     Criado pelas duas confederaçÔes nacionais do setor da alimentação, a CONTAC-CUT e a CNTA, e apoiados pela regional latino-americana da UniĂŁo Internacional de Trabalhadores da Alimentação (Rel-UITA), o ComitĂȘ deverĂĄ exercer uma função muito importante junto as grandes multinacionais brasileiras da carne, buscando apoiar os sindicatos na luta por melhores salĂĄrios e condiçÔes de trabalho.

     Josimar Cechin, presidente da CONTAC, lembra que a uniĂŁo de forças das entidades sindicais fortalece a luta dos trabalhadores, enquanto Artur JĂșnior, da CNTA, destaca que em breve serĂĄ formado um grupo de dirigentes para inĂ­cio dos trabalhos deste comitĂȘ.

     JĂĄ Gerardo Iglesias, secretĂĄrio da Rel-UITA para a AmĂ©rica Latina, destaca que a criação deste comitĂȘ Ă© muito bem vinda, e que outros paĂ­ses podem seguir este exemplo, destacando inclusive, a possibilidade da criação de um comitĂȘ mundial destes trabalhadores, junto a sede da UITA em Genebra, Suíça. Leia mais sobre o assunto no site da UITA.

 
 
 

© 2024 Observatório de Saúde e Trabalho no Agronegócio.

bottom of page