Criado o ComitĂȘ Brasileiro de Trabalhadores e Trabalhadoras da Carne
- ObservatĂłrio FrigorĂficos
- 1 de out. de 2025
- 1 min de leitura

Foto: Jaqueline Leite (UITA)
01 de outubro de 2025.
     A cidade de FlorianĂłpolis foi palco do encontro que criou o ComitĂȘ Brasileiro de Trabalhadores e Trabalhadoras da Carne, no Ășltimo dia 25 de agosto. Agora, os trabalhadores da JBS, BRF, Minerva, Marfrig, Aurora e outros frigorĂficos poderĂŁo contar com mais um mecanismo sindical para sua proteção: o ComitĂȘ Brasileiro de Trabalhadores da Carne.
     Criado pelas duas confederaçÔes nacionais do setor da alimentação, a CONTAC-CUT e a CNTA, e apoiados pela regional latino-americana da UniĂŁo Internacional de Trabalhadores da Alimentação (Rel-UITA), o ComitĂȘ deverĂĄ exercer uma função muito importante junto as grandes multinacionais brasileiras da carne, buscando apoiar os sindicatos na luta por melhores salĂĄrios e condiçÔes de trabalho.
     Josimar Cechin, presidente da CONTAC, lembra que a uniĂŁo de forças das entidades sindicais fortalece a luta dos trabalhadores, enquanto Artur JĂșnior, da CNTA, destaca que em breve serĂĄ formado um grupo de dirigentes para inĂcio dos trabalhos deste comitĂȘ.
     JĂĄ Gerardo Iglesias, secretĂĄrio da Rel-UITA para a AmĂ©rica Latina, destaca que a criação deste comitĂȘ Ă© muito bem vinda, e que outros paĂses podem seguir este exemplo, destacando inclusive, a possibilidade da criação de um comitĂȘ mundial destes trabalhadores, junto a sede da UITA em Genebra, SuĂça. Leia mais sobre o assunto no site da UITA.


