Criado o Comitê Brasileiro de Trabalhadores e Trabalhadoras da Carne
- Observatório Frigoríficos
- 1 de out.
- 1 min de leitura

Foto: Jaqueline Leite (UITA)
01 de outubro de 2025.
A cidade de Florianópolis foi palco do encontro que criou o Comitê Brasileiro de Trabalhadores e Trabalhadoras da Carne, no último dia 25 de agosto. Agora, os trabalhadores da JBS, BRF, Minerva, Marfrig, Aurora e outros frigoríficos poderão contar com mais um mecanismo sindical para sua proteção: o Comitê Brasileiro de Trabalhadores da Carne.
Criado pelas duas confederações nacionais do setor da alimentação, a CONTAC-CUT e a CNTA, e apoiados pela regional latino-americana da União Internacional de Trabalhadores da Alimentação (Rel-UITA), o Comitê deverá exercer uma função muito importante junto as grandes multinacionais brasileiras da carne, buscando apoiar os sindicatos na luta por melhores salários e condições de trabalho.
Josimar Cechin, presidente da CONTAC, lembra que a união de forças das entidades sindicais fortalece a luta dos trabalhadores, enquanto Artur Júnior, da CNTA, destaca que em breve será formado um grupo de dirigentes para início dos trabalhos deste comitê.
Já Gerardo Iglesias, secretário da Rel-UITA para a América Latina, destaca que a criação deste comitê é muito bem vinda, e que outros países podem seguir este exemplo, destacando inclusive, a possibilidade da criação de um comitê mundial destes trabalhadores, junto a sede da UITA em Genebra, Suíça. Leia mais sobre o assunto no site da UITA.
Comentários